Mosaico de pássaros, moldura na lua: as imagens vencedoras do ‘Oscar’ da fotografia de aves

Com mais de 23 mil participantes, o Bird Photographer of the Year (Fotógrafo de Aves do Ano, em português) premiou alguns dos registros mais impressionantes de pássaros feitos em 2024. Com temáticas que fluem da leveza na vida selvagem à conscientização das ameaças às aves, o prêmio reconheceu obras significativas feitas ao redor do mundo.

As fotos vencedoras do concurso foram divulgadas nesta semana. A campeã foi um ‘mosaico’ que exibe mais de 4 mil pássaros mortos em colisões com janelas e fachadas de edifícios da cidade de Toronto, no Canadá ( veja acima).

A imagem, batizada de “When Worlds Collide” (Quando Mundos Colidem, em português), é da jornalista Patricia Homonylo, especializada em conservação ambiental.

“Todos os anos, mais de um bilhão de aves morrem na América do Norte devido a colisões com janelas”, explicou a fotógrafa. “Infelizmente, a maior parte das aves que encontramos já estão mortas. Elas são coletadas e, ao final do ano, produzimos essa obra para honrar as vidas perdidas e conscientizar a população geral”. 

A jornalista levou um prêmio de 3.500 euros, equivalente a R$ 21,3 mil, pela fotografia campeã no concurso, que também ficou com o primeiro lugar na categoria ‘Conservação’.

Retirado do Site Terra

Olá, posso te ajudar?